Ciclo da Refrigeração
- Alexandre Gomes
- 19 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Compressor: O Fluido Refrigerante entra no compressor em estado vapor com baixa pressão e temperatura e sai vapor superaquecido em alta pressão e alta temperatura.
Condensador: O Fluido Refrigerante entra no condensador vapor saturado em alta pressão e temperatura e sai líquido saturado em alta pressão e temperatura.
Dispositivo de expansão: O Fluido Refrigerante entra em estado líquido subresfriado em alta pressão e temperatura e sai líquido + vapor em baixa pressão e temperatura.
Evaporador: O Fluido Refrigerante entra no estado líquido + vapor em baixa pressão e temperatura e sai vapor saturado em baixa pressão e temperatura.
Gases Refrigerantes: São Compostos Químicos que são alternadamente comprimidos e condensados em um líquido e, em seguida, permitem expandir-se para um vapor ou gás à medida que são bombeados através do Sistema de Refrigeração mecânica para o ciclo. O Fluido Refrigerante é um dos componentes mais importantes para sistemas de refrigeração no geral, afinal, é ele o responsável pelas trocas de calor que resfriam o ambiente.
Existem dois Tipos de Fluidos Refrigerantes sendo comercializados hoje, os sintéticos e os naturais.
O Fluidos Sintéticos: São produzidos em laboratório, sendo mais baratos e mais simples de se aplicar.
Os Fluidos Sintéticos são os CFCs, HCFCs, HFCs e HFOs. Alguns dos fluidos sintéticos, como o CFC, já estão banidos e não podem ser usados, pois danificam a camada de ozônio.
Os HCFCs, conhecidos como R22 e R141B, possuem cloro em menos quantidade, representando menor risco à proteção de ozônio da Terra. Seu uso vem sendo substituído por outros tipos de gases na maioria das aplicações.
O R22 é um fluido da família dos HCFCs e está sendo gradativamente substituído por fluidos mais eficientes e menos nocivos à camada de ozônio.
HFC e HFO são as famílias de fluidos que não possuem cloro em sua composição, sendo conhecidos como os gases refrigerantes ecológicos.
São os R404a, R410a , R32, R134a e o R407c.
Já os Fluidos Naturais podem ser encontrados na natureza. Normalmente, eles são mais eficientes, porém, mais caros.
Os Fluidos Naturais: Possuem famílias diferentes, mas apenas três têm aplicações mais populares.
A primeira categoria é a HC, com o R290 e o R600a. Esses dois fluidos são utilizados principalmente em refrigeração comercial. Lembre-se, esses dois gases são inflamáveis, requerendo mais atenção em seu manuseio.
Já o R744, da família CO2, é muito usado em aplicações de grande porte. A terceira categoria mais importante é a NH3, que representa o R717, um dos fluidos refrigerantes mais antigos e muito utilizado na refrigeração comercial de grande porte. Esse é um fluido versátil, que pode ser utilizado em média, baixa e alta temperatura.

Commentaires