top of page

Corrente Elétrica e suas primícias. (parte 4)

Na química também teve grande importância. Descobriu o benzeno, produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4) e ajudou a expandir os fundamentos da metalurgia e da metalografia. As suas experiências garantiram o sucesso na liquefação de gases nunca antes liquefeitos (dióxido de carbono e cloro entre outros). Isso tornou possíveis novos métodos de refrigeração cujos princípios continuam a ser utilizados nos modernos refrigeradores domésticos.

Talvez a sua maior contribuição tenha sido virtualmente fundar a eletroquímica. Faraday criou termos como eletrólito, ânodo, cátodo, eletrodo e íon.

Em 1875 é instalado um gerador em Gare du Nord, Paris, para ligar as lâmpadas de arco da estação. Foram feitas maquinas a vapor para movimentar os geradores, e estimulando a invenção de turbinas a vapor e turbinas para utilização de energia hidrelétrica. A primeira hidrelétrica foi instalada em 1886 junto as cataratas do Niágara.

Para ocorrer a distribuição de energia, foram criados inicialmente condutores de ferro, depois os de cobre e finalmente, em 1850, já se fabricavam os fios cobertos por uma camada isolante de guta-percha vulcanizada, ou uma camada de pano.

A Publicação do tratado sobre eletricidade e magnetismo, de James Clerk Maxwell, em 1873, representa um enorme avanço no estudo do eletromagnetismo. A luz passa a ser estendida como onda eletromagnética, essa onda que consiste de campos elétricos e magnéticos perpendiculares à direção de sua propagação.

Então surge Nikola Tesla, nascido em 10 de julho de 1956, na aldeia de Smiljan, no Império Austríaco (onde é hoje a Croácia), era filho de um sacerdote ortodoxo, sendo treinado desde pequeno por seu pai com o objetivo de desenvolver seu raciocínio e sua capacidade de memória.

O fundador do Google, Larry Page, o bilionário da tecnologia Elon Musk, os terraplanistas, os ufologistas. O inventor sérvio-americano Nikola Tesla tem um grupo eclético de fãs, e não por acaso. O mesmo cientista que mudou a forma como o homem usa e distribui energia elétrica tinha pombos como animais de estimação, era germofóbico e acreditava que recebia sinais de Marte.

Já sua mãe era descendente de uma tradicional família de inventores. Tesla dizia que, durante sua infância, via flashes de luz que apareciam com frequência diante de seus olhos.

Começou a estudar Engenharia Elétrica no ano de 1873, no Instituto Politécnico de Graz, na Áustria. Seu foco era, principalmente, na Física e na Matemática. Sete anos mais tarde, se formava na Universidade de Praga. Um ano depois, Tesla começou a trabalhar na Companhia Nacional de Telefones, em Budapeste, como engenheiro eletricista.

Nesse período, Tesla envolveu-se em projetos para a criação de turbinas gêmeas para geração de energia constante. Além disso, foi o responsável pelo desenvolvimento de um aparelho que era um amplificador de telefone, mas que pode ter sido, na verdade, o primeiro alto-falante. (Imagem Nikola Tesla).



 
 
 

Comments


bottom of page