Disjuntores
- Alexandre Gomes
- 8 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Em uma instalação elétrica os Disjuntores
podem ser classificados como Disjuntor Unipolar, para circuitos que são de uma única fase, como tomadas e iluminação em circuitos com 127 V ou 220 V.
Temos também o Disjuntor Bipolar para circuitos que são de duas fases, usados em torneiras elétricas e chuveiros com 220 V.
Por último, temos o Disjuntor Tripolar que é usado em circuitos que são de três fases, como usado em motores com 220 V ou 380 V.
Disjuntor DR:
É um item essencial para a segurança da rede elétrica da sua casa. Ele é o responsável por impedir o fluxo de energia caso haja alguma sobrecarga no sistema. Quando ele desarma automaticamente, impede que o excesso de eletricidade chegue aos aparelhos ligados às tomadas.
– Contato Direto: A pessoa toca um condutor eletricamente carregado que está funcionando normalmente.
– Contato Indireto: A pessoa toca algo que normalmente não conduz eletricidade, mas que se transformou em um condutor acidentalmente (por exemplo, devido a uma falha no isolamento).
O IDR é a sigla para Interruptor Diferencial Residual, DR é a sigla para Diferencial Residual, o que demonstra que DR é outra maneira de nomear o IDR. DDR é a sigla para Disjuntos Diferencial Residual. O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR. IDR atua somente em casos de corrente de fuga, não de curtos circuitos. Já o DDR funciona como disjuntor e também em casos de corrente de fuga.

Kommentare