top of page

Princípio da Refrigeração

Basicamente podemos dizer que a Refrigeração é o ato de ceder calor do ambiente ao fluido através do evaporador. Para remover o calor, só podemos transferir de um lugar para outro, embora seja mais fácil pensar em refrigeração como o processo de tornar as coisas frias, na verdade é o processo de transferir calor para outro lugar.

Nos Sistemas de Refrigeração, duas principais propriedades do fluido refrigerante são usadas, sendo elas a absorção de calor quando a fase muda de líquido para vapor (evaporação) e a que dissipa o calor ao passar da fase vapor para a fase líquida (condensação).

O calor é uma forma de energia transferida em virtude de uma diferença de temperatura. O calor existe em todos os lugares em maior ou menor grau. Como uma forma de energia, ela não pode ser criada nem destruída, embora outras formas de energia possam ser convertidas em calor e vice-versa. As moléculas de um corpo estão sempre se movimentando porque possuem energia. Essa energia associada ao movimento das moléculas é chamada de energia cinética.

O Frio é um termo relativo referente à falta de calor em um objeto, substância ou área. Outra definição descreve-a como a ausência de calor, nenhum processo ainda foi concebido para alcançar “zero absoluto”, o estado em que todo o calor foi removido de qualquer objeto, substância ou área. Teoricamente, este ponto zero seria 459.69 graus abaixo de zero na escala do termômetro Fahrenheit, ou 273.16 graus abaixo de zero na escala do termômetro Celsius.



 
 
 

Comments


bottom of page