top of page

Refrigeração Residencial e Comercial.

Foram criados padrões de cor para pintura dos cilindros de cada tipo de gás. Esses padrões são internacionais:

- R 11: laranja;

- R 12: branco;

- R 22: verde claro;

- H 141: azul escuro;

- Oxigênio: verde ou preto;

- Nitrogênio: cinza;

Acetileno: vermelho; Etc..


A tendência é que as botijas de fluidos frigoríficos deixem de ser coloridas, passando a ter apenas uma cor padrão – cinza seda; recipientes de substâncias inflamáveis deverão ter faixa vermelha em seu topo.

Amônia (R-717): Apesar de tóxico e sob certas condições, inflamável e explosivo, é largamente empregado em grandes instalações, dada a sua capacidade térmica. Tem o maior efeito resfriador entre os principais refrigerantes. Corrosivo para o cobre e latão – todo equipamento de refrigeração com amônia é feito de aço. Não é miscível ao óleo e ataca os alimentos. Com água forma álcali, que tem efeitos indesejáveis sobre o cobre, latão e alumínio. Seu vazamento é facilmente localizado, usando-se espuma de sabão ou queimando-se enxofre.

R 11: era muito usado como dissolvente na limpeza dos componentes de um sistema de refrigeração. Hoje tende ao desuso e é largamente substituído pelo H 141.

R 12: ainda tem largo emprego na refrigeração doméstica. Não é tóxico, nem inflamável, nem corrosivo e nem explosivo. Altamente estável. Mistura-se com óleo lubrificante. Seu efeito refrigerante é relativamente baixo, comparado com outros refrigerantes. Tende a ser substituído pelo R 134 a.

R 22: Muito empregado em ar-condicionado. Requer baixo deslocamento volumétrico, o que possibilita equipamentos de tamanho reduzidos. Devido a sua tendência a altas temperaturas de descarga, sua temperatura de sucção deverá ser mantida no mínimo possível, principalmente com compressores herméticos. Os condensadores devem estar bem limpos para facilitar a circulação de ar; caso contrário sua pressão sobe rapidamente a valores prejudiciais ao compressor. Mistura-se com o óleo onde normalmente se separa no evaporador. Tem maior capacidade térmica do que o R 12, pois requer apenas 60% do deslocamento para mesma capacidade frigorífica. Também tem maior capacidade de absorver água do que o R 12, razão porque um sistema com R 22 raramente sofre problema de obstrução por congelamento da umidade. Ao mesmo tempo isso é uma desvantagem, pois a umidade residual circulará livre no sistema, oxidando as partes internas e o óleo.

Imagem: Fluxograma de Funcionamento dos Compressores de Ar condicionado



 
 
 

Comments


bottom of page